Destaque

Informações sobre a vacina!

Após consultarmos profissionais especializados em Amiloidose Hereditária, médicos de referência, hoje a gente conversa com vocês sobre a vacina. 
Primeiramente, VACINE-SE! A vacinação é indispensável para juntos combatermos essa pandemia ainda persistente e perigosa. 

Mas vale ressaltar que apesar de, a princípio, não haver nenhuma contraindicação, as
pessoas com Amiloidose Hereditária devem procurar a orientação dos médicos que as acompanham para assim tomar a vacina com segurança.

Para quem passou por transplante, o cuidado é redobrado. TRANSPLANTADOS precisam fazer o uso de imunossupressores, então, em alguns casos, esses pacientes podem estar com a imunidade muito baixa. Por isso, é importante que conversem com sua equipe de apoio de transplante, sobretudo os especialistas que acompanham a sua imunossupressão, para saber se devem ou não tomar a vacina.

Além disso, para quem está participando de ESTUDOS CLÍNICOS, pode não ser recomendado tomar a vacina perto do dia que fez o uso do medicamento recebido pelo estudo, e nem no mesmo local (no corpo) onde foi aplicada a medicação experimental. Então, nesse caso, também é fundamental buscar a orientação médica antes da vacinação.


Separamos, ainda, mais algumas informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos:


Segundo indicações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), “poderão ser administradas em transplantados de órgãos sólidos todas as vacinas que se encontrarem em fase 3 e que forem aprovadas pela Anvisa.”
Contudo, a Comissão de Infecção em Transplantes (COINT), da ABTO, destaca algumas precauções 👇:⠀


“1- Não se conhece a eficácia destas vacinas em pacientes transplantados, portanto, todos que receberem a vacina devem manter os cuidados para evitar a covid-19: uso correto das máscaras faciais, manter distanciamento social de 1,5 m e higienização frequente das mãos.

2- Não há preferência por nenhuma vacina: a vacina que estiver disponível deve ser aplicada.

3- O esquema de vacinação contra covid-19 é de duas doses. O intervalo entre as doses varia de acordo com o fabricante. Ao ser vacinado você será orientado da data da segunda dose.

4- As duas doses deverão ser, obrigatoriamente, do mesmo fabricante/laboratório.

5- Não altere a medicação porque está sendo vacinado.

6- A vacinação pode ser feita a partir de 30 dias após o transplante.

7- Se está em tratamento de rejeição, converse com seu médico sobre o melhor momento para ser vacinado.

8- Quem teve covid-19 também deve ser vacinado: converse com seu médico sobre o momento ideal para a vacinação. Idealmente, a vacinação deve ocorrer após 30 dias do diagnóstico de covid-19.

9- O intervalo entre a vacina contra covid-19 e outras vacinas (gripe, pneumonia, meningite etc.) deve ser de 14 dias.

10- Contraindicações às vacinas: menores de 18 anos, alergia a algum componente da vacina. A vacinação deve ser adiada se houver quadro febril agudo.

11- Gestantes: apesar de não ter estudos em gestantes, as gestantes têm maior risco de hospitalização e parto prematuro pelo sars-cov-2. Recomenda-se oferecer a vacina, e a decisão deve ser compartilhada.”
« Voltar